Serra Gaúcha: 5 diferenciais de morar em Caxias do Sul

Caxias do Sul revela muitos encantos. A segunda maior cidade do Rio Grande do Sul tem, segundo estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), aproximadamente 510 mil habitantes, ficando atrás apenas de Porto Alegre, a capital do Estado. Caxias do Sul, inclusive, foi o município que mais aumentou sua população (17,29%) em relação ao último censo (2010). 

O grande número de habitantes e o crescimento considerável, sem dúvida, têm raízes no que Caxias proporciona aos seus moradores. Os diferenciais da principal cidade da Serra Gaúcha vão desde a qualidade de vida, os bons números econômicos, até a cultura e as possibilidades de educação. Esses fatores, além de manterem o bem-estar dos habitantes, acabam por estimular a imigração de novos moradores, seja do Rio Grande do Sul, seja de fora do Estado. 

Por isso, neste post, nós, da Construfácil, vamos apresentar 5 diferenciais de se morar em Caxias do Sul. Ficou curioso para descobrir o que essa cidade da Serra Gaúcha pode oferecer a você? Então confira!

1. Qualidade de Vida

Um dos principais atributos de Caxias do Sul é a qualidade de vida que oferece aos seus moradores. Muito impulsionada pelo histórico de desempenho favorável da economia, a qualidade em viver na cidade da Serra Gaúcha se reflete nos bons índices de educação, saúde, segurança e saneamento básico. 

Além disso, Caxias apresenta uma infraestrutura bem urbanizada, com locais para lazer ao ar livre, como praças e parques. A cidade também oferece um comércio bem ativo, com muitas opções de supermercados, restaurantes, shoppings centers e cinemas.

2. Turismo

Outro ponto forte de Caxias do Sul é o turismo. Quem gosta de explorar as belezas da Serra e procura boas experiências gastronômicas encontrará as melhores opções de lazer e entretenimento em Caxias. É possível visitar vinícolas, castelos, cachoeiras, rios, museus, grutas, santuários ecológicos e cânions.

A cada dois anos você pode curtir a Festa da Uva, que é a festividade mais tradicional da cidade. Outro passeio interessante é pelo Vale Trentino, o lugar ideal para degustar vinhos, sucos e a gastronomia típica da região, sem falar na variedade de restaurantes e galeterias que servem o melhor da comida italiana.

3. Boa Economia

Pelo grande número de empresas com sede em Caxias do Sul, a cidade é considerada o maior polo metalmecânico do Estado e um dos maiores do Brasil. Boa parte das maiores indústrias do Rio Grande do Sul está na cidade, o que reflete boas oportunidades de emprego e baixos níveis de desemprego. 

O fator econômico, sem dúvida, além de melhorar os índices de qualidade de vida, também acaba por arrefecer os índices de criminalidade. Segundo dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado, nos últimos levantamentos realizados em 2019, Caxias do Sul foi uma das cidades gaúchas que obteve baixas significativas nos números de infrações de segurança pública.

4. Cultura

Por conta a colonização, Caxias do Sul apresenta fortes traços da cultura italiana, seja nas festas típicas, seja na gastronomia, que tem fama em todo o Brasil. A cidade, que tem a maior produção de hortifrutigranjeiros, é famosa por realizar diversos festivais para exposição de produtos e para apresentar os laços com a cultura italiana. As Festas da Uva e das Colheitas, por exemplo, são celebrações encantadoras que festejam a vida e a história dos imigrantes, movimentando bastante a cidade.

5. Educação

Caxias do Sul também é referência em relação à educação. Além de ter boas escolas, tanto públicas quanto privadas, a cidade tem excelentes oportunidades de ensino superior. A Universidade de Caxias do Sul (UCS), por exemplo, possui o maior número de alunos do Rio Grande do Sul, oferecendo cursos das mais variadas áreas do conhecimento. 

Além da UCS, a cidade da Serra Gaúcha também conta com a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), Centro Universitário da Serra Gaúcha (FSG), Centro Universitário IDEAU, entre outras instituições. A grande quantidade de opções de estudos acaba por atrair diversas pessoas, sobretudo os jovens, para Caxias do Sul, a fim do desenvolvimento na área profissional e da construção de uma carreira.

Caxias do Sul é, sem dúvida, uma das cidades mais encantadoras do Rio Grande do Sul. Além do charme e das belezas naturais, ela pode proporcionar a você muito conforto e qualidade de vida. Conheça as principais opções de empreendimentos e venha construir o seu sonho no coração da Serra Gaúcha! A Construfácil é sua parceira na conquista de seus objetivos. Conheça nossos produtos em Caxias do Sul clicando aqui.

Quer saber mais? Acompanhe o nosso blog

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *