Como planejar a mudança com tranquilidade? Confira 5 dicas

Depois de muita pesquisa, você finalmente encontrou a casa com o tamanho ideal para a sua família, preparou todos os ajustes necessários e agora só falta a última etapa: a mudança. Essa tarefa, sem dúvida, não é fácil; porém, com planejamento e organização, trocar de casa vai ser bem menos complicado do que você imagina.

Nós, da Construfácil, separamos para você algumas dicas que vão te auxiliar a realizar a mudança para a casa nova de uma maneira simples, ágil e tranquila. Confira! 

1. Planejamento com antecedência

Não tem jeito: a pressa é sempre inimiga de qualquer tarefa bem-feita. Quando o assunto é mudança, não é diferente. Faça, portanto, um planejamento minucioso de todo o processo. Faça, inclusive, um comparativo entre os prazos e os valores das empresas de transporte. Defina horário e data específicos com a empresa contratada para realizar a mudança e planeje o dia para começar a encaixotar e empacotar todos os itens de sua casa. 

Além disso, o novo endereço pode ter horários e regras exclusivos para a realização da mudança, o que pode trazer dificuldades para a empresa contratada para o transporte. Por isso, entre em contato com o síndico do condomínio ou com os moradores do local para garantir a hora e o dia ideais para a sua mudança. 

2. Peça uma mãozinha

Por mais que a gente pense que não tem nada em exagero, como roupas, calçados e demais itens de uso cotidiano, é trabalhoso organizar tudo. Portanto, nessa hora, é bom poder contar com a ajuda de amigos e de familiares tanto para empacotar quanto para encaixotar todos os objetos domésticos, a fim de deixar os móveis vazios, prontos para serem transportados. 

3. Dicas para o empacotamento

Com o auxílio dos amigos e dos familiares, claro, essa etapa da mudança fica mais fácil. Caixas de papelão e sacolas grandes serão suas parceiras. O ideal é separar os itens de cada cômodo e identificá-los nas caixas e nas sacolas. Pode parecer uma tarefa um tanto cansativa, porém, ela vai facilitar muito a sua vida na organização da casa nova. 

A partir do empacotamento das coisas da sua casa, separe também alguns itens para doação, como roupas, calçados e alimentos; afinal, o que acumulamos no nosso lar pode estar faltando em outra casa. Assim, além de ser uma boa ação, ajuda a analisar o que realmente utilizamos no dia a dia. 

Outra dica relacionada ao empacotamento dos artigos domésticos é separar uma mala pequena com roupas básicas, produtos de higiene e outros itens de uso cotidiano, pois pode ser complicado encontrar as roupas para o dia seguinte em meio à bagunça inevitável dos primeiros dias da mudança. 

4. Tire fotos das instalações 

Essa dica é, com certeza, muito valiosa para o momento da mudança e trará mais tranquilidade na hora de instalar todos os equipamentos da sua casa: tirar fotografias das instalações. Com tantos aparelhos eletrônicos que fazem parte da nossa rotina, fica fácil fazermos confusão com os cabos e as conexões utilizadas nas instalações. Por isso, fotografe tudo. Isso vai facilitar a recolocação dos equipamentos no novo lar. 

5. Prepare-se para organizar tudo

Após o transporte dos móveis, de todas as caixas e de todas as sacolas, sua nova moradia inevitavelmente vai estar uma bagunça. Calma, é normal; e não precisa se desesperar, porque a sua casa não ficará pronta em um dia. Uma mudança completa é demorada. Por isso, acrescente ao planejamento alguns dias para a organização após o dia da mudança. 

Uma dica é estabelecer algumas metas diárias para a organização. No primeiro dia, por exemplo, você arruma o quarto; no segundo, a sala; no terceiro, o banheiro. Traçar objetivos para arrumar a casa permite a você ter mais foco, agilidade e tranquilidade para deixar a nova moradia impecável.

Com dicas simples, a mudança para a sua casa nova vai ser muito tranquila. O planejamento é o segredo de tudo e, com todas essas sugestões que a Construfácil trouxe para você, colocar a mão na massa vai ser muito fácil. Não esqueça de utilizar máscara e higienizar as mãos durante o processo de mudança para garantir a segurança da sua saúde e da sua família diante da pandemia de coronavírus

Gostou das nossas dicas? Acompanhe o blog da Construfácil e fique por dentro de mais conteúdos!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *