Casa térrea ou sobrado? 4 dicas para você decidir

Na hora da construção da casa dos sonhos, muitas dúvidas podem surgir. É natural os questionamentos acerca do tipo e do tamanho do imóvel. Após a compra do terreno, é o momento de planejar a estrutura da casa junto aos profissionais especializados na área, como arquitetos e engenheiros, a fim de reunir todos os atributos em um lugar aconchegante e bonito. 

Em alguns casos, é comum a dúvida entre dois tipos específicos de imóveis: a casa térrea ou o sobrado. Ambos os tipos de residência possuem vantagens e desvantagens, o que é perfeitamente normal, na medida em que vários fatores podem influenciar esses parâmetros. 

Você está em dúvida entre construir uma casa térrea ou um sobrado? Então, leia este artigo até o final, pois nós, da Construfácil, vamos dar para você 4 dicas que vão ajudar você na decisão. Confira! 

Momento de vida 

Antes da decisão entre construir uma casa térrea ou um sobrado, é interessante analisar o seu momento de vida e o da sua família. Por quê? Porque é um ponto de extrema relevância quando se tem a possibilidade de planejar uma casa de mais de um andar. 

Um sobrado, ou seja, um imóvel de dois ou mais andares, pode não ser a melhor escolha para quem é idoso ou tem alguém com mais idade na família. Isso porque o uso de escadas pode ocasionar situações de perigo, além de trazer dificuldades de circulação dentro do ambiente doméstico. Nesses casos, uma casa térrea é mais recomendada. 

Possibilidades de investimento

Outro ponto importante a ser observado, claro, é em relação às possibilidades de investimento. Parece óbvio, mas na prática não é. Para a construção de um sobrado, em geral, é necessário o emprego de mais recursos financeiros. Construir dois ou mais pavimentos vai exigir mais material e mais mão de obra do que erguer apenas um. 

Essa questão, sem dúvida, deve ser discutida durante o planejamento da construção da sua nova casa, afinal, vai influenciar não só nos gastos com a obra, mas também na disposição do imóvel dentro do terreno, o que pode levar você a economizar espaço no lote para a utilização de áreas de lazer, como piscina, parquinho, jardim, etc. 

Espaço do terreno 

Como já mencionado no item anterior, a projeção da casa no terreno precisa ser muito observada. Se você tem um espaço reduzido para a construção, o ideal é planejar um sobrado, pois a opção dará a você a possibilidade de ter a casa do tamanho que deseja, com a quantidade de quartos ideal, sem a necessidade da utilização de todo o espaço do lote, o que facilita para a utilização da área. 

Por outro lado, se o lote for grande o suficiente, é possível planejar uma casa térrea do tamanho ideal para a sua família. Além de ter o espaço no terreno garantido, traz a possibilidade de integrar ambientes internos e externos, como, por exemplo, sala de estar e quintal. 

Valorização do imóvel 

Pensar na valorização do imóvel também é fundamental na hora de decidir entre um sobrado ou uma casa térrea. Conforme analisamos antes, a possibilidade de investimento é um dos fatores a ser observado antes da construção do imóvel. Um sobrado, em geral, é mais caro de construir do que uma casa térrea. 

Esse fator, claro, vai refletir na valorização do imóvel. O sobrado tem a tendência de se valorizar mais do que a casa térrea a médio e a longo prazo. Essa questão deve ser levada em conta quando é feito o planejamento da construção, observando o potencial de valorização, a fim de garantir um investimento rentável e seguro. 

Com as dicas que a Construfácil separou para você, com certeza, vai ficar mais fácil escolher entre a casa térrea e o sobrado, não é mesmo? Analise todos os fatores e planeje com calma o imóvel ideal para você e sua família. A Construfácil oferece terrenos em empreendimentos incríveis, trazendo ótimas oportunidades para você construir o seu sonho. Saiba mais clicando aqui

Gostou das nossas dicas? Acompanhe o blog da Construfácil e fique por dentro de mais conteúdos sobre decoração, mercado imobiliário e qualidade de vida! 

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *