Casa nova? Saiba como escolher as cores da sua decoração!

Com o novo terreno comprado, é hora de planejar como vai ser a decoração do imóvel, não é mesmo? Um dos principais elementos decorativos, claro, é a composição de cores das paredes dos cômodos, pois são o plano de fundo para objetos, peças, móveis e eletrodomésticos. 

Cada cor, no entanto, transmite sensações e energias distintas, precisando de um olhar apurado e delicado para decidir quais tonalidades vão deixar a combinação  mais harmônica e aconchegante. Quer saber mais detalhes sobre como escolher as cores da decoração da sua casa nova? Neste post, nós, da Construfácil, vamos mostrar para você! 

Quais são as principais tendências? 

A cor ideal para a sala de estar, os quartos, o banheiro e os demais cômodos da sua casa, claro, vai depender do seu gosto pessoal e do seu estilo decorativo. No entanto, no mundo da decoração e do design de interiores, existem cores clássicas, ou seja, aquelas que nunca saem de moda, e também as tonalidades inovadoras. 

Se você não gosta de arriscar e aprecia um ambiente aconchegante e com uma decoração mais minimalista, as diversas tonalidades de branco sempre se encaixam perfeitamente em qualquer cômodo, assim como o cinza e as suas variações, das mais claras às mais escuras. Ao optar por tons mais escuros, porém, é bom avaliar a quantidade de luz natural de que o ambiente dispõe, pois, em caso de pouca iluminação, eles trarão uma energia pesada para o ambiente. 

Agora, se você gosta de arriscar, existe uma variedade imensa de cores disponíveis no mercado para uma decoração inovadora e única. Cores como azul-acinzentado, marsala e variações de tonalidades mais claras de amarelo e laranja estão em alta. Tonalidades mais vivas ajudam na iluminação, trazem mais energia para o ambiente e fazem você fugir do previsível. 

Esquema de cores

Para criar um ambiente bem decorado, é necessário trabalhar a imaginação. Isso porque, para escolher as cores ideais para sua casa, você terá que ter em mente tudo o que irá compor o cômodo: móveis, aparelhos domésticos, artigos decorativos e afins. Assim, você pode planejar um esquema de cores para harmonizar a decoração e deixar o apartamento muito charmoso. 

O esquema de cores nada mais é do que uma combinação de duas ou mais cores, com variações de tonalidades, que harmonizam o ambiente. Essa regra baseia-se no chamado círculo cromático, cuja paleta de cores apresenta variações de tonalidades que combinam entre si. O esquema de cores é muito utilizado por designers e editores de cinema, afinal, escolher uma determinada composição de cores vai influenciar na energia e no aspecto do ambiente (ou do cenário, no caso dos filmes). 

Monocromático

Existem, no entanto, diversas maneiras de combinar as melhores cores do seu imóvel novo, utilizando o esquema de cores. Uma delas é o arranjo monocromático. A regra é simples: emprega-se em um determinado cômodo uma mesma cor, porém utiliza-se variações de tonalidades nos móveis, nos itens decorativos e nos detalhes na pintura, podendo ser intercaladas com tons de branco e cinza. 

O resultado é um ambiente aconchegante e sofisticado. A técnica de utilizar as variações monocromáticas é, em geral, aplicada nos quartos, pois traz mais leveza e tranquilidade, o que é ideal em um lugar reservado ao descanso e à reposição das energias. 

Esquema análogo

O esquema de cores análogo é, em certa medida, semelhante aos recursos de tons empregados nas fotografias analógicas. Lembram delas? Pois bem, é uma composição de cores menos saturadas e com contrastes suaves, o que confere ao ambiente um clima de sofisticação e tranquilidade. 

Como se pode criar um esquema de cores análogo? É simples: combinam-se cores próximas no círculo cromático, como, por exemplo, amarelo, verde e azul, podendo, claro, alterar as tonalidades de acordo com o gosto de saturação. Além disso, acrescenta-se itens brancos e cinzas à composição, deixando o seu apartamento com um cenário deslumbrante. 

Afinal, que cor escolher?

Essa pergunta não é simples, pois a decisão sobre quais cores você deve utilizar na sua casa nova tem uma ligação com a sua personalidade e com o que você deseja transmitir através da decoração, ou seja, é totalmente subjetiva. Porém, existem recursos para facilitar a sua escolha. 

Uma delas é acompanhar as principais tendências de cores da Pantone e também se inspirar em fotos de ambientes decorados no Pinterest. Além disso, algumas marcas de tintas, como Coral e Suvinil, disponibilizam aplicativos de smartphone em que você fotografa um cômodo e simula a aplicação das cores disponíveis das marcas. Assim, é possível visualizar, com mais clareza, como vai ficar a sala, o quarto, o banheiro, entre outros ambientes do seu novo lar.

Gostou das nossas dicas? Nós, da Construfácil, queremos sempre trazer as melhores sugestões para você! Conheça nossos principais empreendimentos clicando aqui. Quer saber mais? Acompanhe o nosso blog e fique por dentro de mais conteúdos sobre decoração, paisagismo e mercado imobiliário.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *