5 perguntas para fazer ao corretor antes de comprar o seu terreno

A compra de terrenos aumentou consideravelmente em 2020. De acordo com uma pesquisa feita pelo Portal Imovelweb, a procura por lotes teve um crescimento nacional de 202% em relação ao mesmo período do ano anterior. Vários fatores influenciaram esse aumento, como a queda dos rendimentos em aplicações financeiras, o sonho de construir a casa ideal, com bastante espaço, e a expectativa de valorização. 

Adquirir um terreno é uma excelente oportunidade tanto para quem vai construir quanto para quem quer apenas investir. No entanto, para garantir, de fato, um bom negócio, o comprador precisa estar atento a vários aspectos do produto que será adquirido. Por isso, neste post, nós, da Construfácil Urbanizadora, vamos trazer algumas perguntas imprescindíveis que você precisa fazer ao corretor antes de comprar o seu terreno. Confira!

1. Como é a infraestrutura?

O primeiro passo em relação à compra de um terreno, além de analisar junto ao corretor como é a estrutura do lote, é visitá-lo. Nunca compre um terreno sem ter realizado uma visita. Assim, você pode esclarecer dúvidas acerca da posição, da topografia, da qualidade do solo, das dimensões e se aquele terreno vai acomodar a estrutura que você pretende construir. 

Você deve certificar-se com o corretor a respeito da infraestrutura oferecida pelo empreendimento, ou seja, analisar ponto a ponto com o profissional a pavimentação do local, os equipamentos de escoamento da água pluvial, a energia elétrica e a iluminação pública, além do tratamento de esgoto e do abastecimento de água.

2. Como está a regularização do terreno?

Escolhido o terreno ideal para você, é hora de checar com o corretor as questões sobre a documentação e a regularização do bem. Analise, portanto, a aprovação do empreendimento junto à prefeitura, além de verificar todas as questões ambientais envolvendo o loteamento.

Informe-se também sobre o registro do terreno no Cartório de Registro de Imóveis, que deve constar a certidão de propriedade do vendedor, assim como a negativa de ônus e de alienação. Verifique com o corretor a situação referente ao Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) ou o Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (IPTR).

Leia também:3 vantagens de investir no mercado imobiliário em tempos de crise

3. Perguntas sobre a localização

Não importa se o objetivo é a compra de um terreno para a construção de moradia ou simplesmente para investimento. A localização é fundamental, pois vai influenciar diretamente a valorização do bem. Por isso, pergunte ao corretor aspectos do terreno em relação ao local. Questione sobre a segurança da região, sobre a acessibilidade do local e sobre eventuais projetos para expansão do bairro.

4. Formas de pagamento

Perguntas sobre as formas de pagamento, claro, também são imprescindíveis, afinal, você quer fazer bom negócio. Questione o corretor sobre quais condições de pagamento a empresa pode proporcionar ao cliente, sobretudo as formas de financiamento.

Atualmente, você pode utilizar o financiamento da Caixa Econômica Federal para comprar um terreno e construir a casa que tanto deseja! É possível, por exemplo, financiar até 70% do valor de avaliação do terreno, com um prazo de até 20 anos para o pagamento. É ou não é muito fácil viver bem!?

5. Perguntas sobre o histórico da empresa

A abordagem de questões sobre o histórico da empresa por trás do empreendimento é fundamental antes da compra de um terreno. Verifique, portanto, o histórico, visite outros loteamentos lançados pela empresa e, se possível, converse também com outros clientes. Esses procedimentos auxiliam na hora de fazer uma compra segura com uma instituição honesta e consciente. 

Fique atento quanto a certificações. Os empreendimentos feitos pela Construfácil, por exemplo, são certificados pelo selo AQUA – Alta Qualidade Ambiental, o primeiro referencial técnico para construções sustentáveis. A avaliação de gestão ambiental das obras busca certificar as empresas que proporcionam condições ideais de conforto e saúde para os moradores, respeitando o meio ambiente.

Comprar um terreno, além de um investimento seguro e com boa valorização, traz a possibilidade de construir a casa do jeito que a família sonha! Esclareça todas as suas dúvidas com o corretor e realize a compra do terreno ideal para você.

Gostou das nossas dicas? Acompanhe o blog da Construfácil e fique por dentro de mais sugestões!

Leia mais: Assinatura digital de contrato: uma maneira fácil de fechar negócio

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *