4 erros para não cometer antes de comprar um imóvel

Na hora da compra de um imóvel, é comum o comprador ser dominado por muitas emoções. Embora a felicidade e o prazer de adquirir um bem seja muito grande, é necessário ter alguns cuidados durante a operação para não cometer erros que possam gerar dores de cabeça no futuro. 

Na compra de qualquer imóvel (casa, apartamento, sala comercial, terreno, entre outros), cautela e paciência são palavras-chave para não cometer nenhum erro. Assim, o comprador garante uma negociação segura e um bom empreendimento e assegura o bem-estar de toda a família. 

Por isso, neste post, nós, da Construfácil, separamos para você os principais erros cometidos antes de comprar um imóvel. Vamos conferir? 

Não ter planejamento

Não ter planejamento para a compra de um imóvel pode ser muito perigoso, inclusive porque isso pode comprometer a renda familiar. Antes de uma aquisição de valor mais elevado, a organização financeira deve ser rigorosa e precisa, a fim de se preparar para eventuais imprevistos. Analisar qual é a forma de pagamento mais indicada para a situação financeira da família também é muito importante.

Em geral, a compra de um apartamento, casa ou terreno é feita a médio ou a longo prazo, demandando uma boa preparação para a aquisição. Além disso, é preciso analisar a situação da família, isto é, daqui a alguns anos ela pode aumentar, o que significaria a ampliação de gastos, exigindo mais organização diante das obrigações financeiras para com a compra do imóvel. Não é exagero: pensar em cada detalhe previne dor de cabeça. 

Não visitar o imóvel

Este erro, em geral, é pouco cometido quando se refere à compra de uma casa ou de um apartamento. No entanto, ao contrário, às vezes, ao adquirir um lote, por exemplo, o comprador não conhece o local pessoalmente. O resultado disso pode ser uma grande dor de cabeça, afinal, ele pode estar obtendo um terreno com péssima localização, solo em condições ruins e condições precárias de infraestrutura. Por isso, sempre visite o local e faça análises minuciosas do empreendimento. 

Outro erro frequente: muitas vezes, com a ansiedade de adquirir uma casa ou um apartamento maior em uma localização mais atraente, o comprador até visita o empreendimento, mas não o observa a fundo. Desse jeito, ele não leva em conta a necessidade de eventuais reformas, como troca de piso, pintura e substituição das instalações elétricas.

Não verificar a documentação do imóvel 

Um dos grandes erros cometidos na hora de comprar um novo imóvel é em relação à documentação, causando uma série de problemas e, claro, muita dor de cabeça para o comprador. A análise de todos os documentos do imóvel e da quitação de todos os devidos débitos é imprescindível para o negócio ir adiante. 

No caso de terrenos, é importante a verificação do registro de loteamento, assim como das licenças ambientais. Quando o lote é em um condomínio fechado, é fundamental analisar as certidões do proprietário e também qualquer eventual débito de condomínio ou IPTU dos antigos donos. 

Não conhecer o histórico da construtora 

Conhecer o histórico de reputação da empresa responsável pela construção do empreendimento é fundamental para o processo de compra. Assim, é possível saber mais sobre a responsabilidade da instituição, a solidez no mercado imobiliário e a resolução de eventuais problemas com o produto.

Além disso, conhecer o histórico da construtora vai trazer mais credibilidade para o fechamento das negociações, o que agiliza a compra do imóvel. A Construfácil, por exemplo, é uma empresa com 24 anos de experiência no mercado imobiliário, atuando nos segmentos residencial, comercial e industrial. Já urbanizou e comercializou mais de 5 mil lotes, ou seja, é uma instituição especialista em realizar sonhos.

Essas são apenas algumas dicas para você não cometer nenhum erro na hora de comprar um imóvel. Seja um apartamento, uma casa ou um terreno, a atenção durante toda a operação deve ser absoluta, a fim de garantir o melhor negócio para você. Quer saber mais? Conheça nossos principais empreendimentos clicando aqui

Gostou das nossas dicas? Acompanhe o blog da Construfácil e fique por dentro de mais conteúdos sobre o mercado imobiliário.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *